Todos desejamos nos sentires bem consigo mesmo. Por que não acontece na intensidade que gostaríamos? Por que o sentimento de culpa e a autocomiseração nos apavoram? Precisamos de saúde emocional já.
O sentimento de culpa é um dos mais nocivos para o nosso completo bem estar. Ele é a razão de muitos se sentirem frustrados, infelizes e deprimidos. A culpa é algo bom e ruim ao mesmo tempo. É boa a culpa que nos leva à restauração. Mas a culpa que nos leva à destruição é péssima. Leia 2ª Coríntios 7.10. Culpa é a sensação que resulta por falharmos em algo que deveríamos acertar. São causadas quando deixamos de atingir o alvo proposto.
O Espírito Santo de Deus nos faz sentir culpados quando desobedecemos às ordens e vontade de Deus. E isto Ele faz, para nos corrigir e converter para Deus, leia João 16.7,8. Mas também o diabo se aproveita deste sentimento para nos abater, destruir e matar. Foi o que aconteceu a Judas Iscariotes. Tomado pela culpa, não buscou o arrependimento e perdão do Senhor. Quem sabe Deus o perdoaria! Sua culpa o destruiu. Foi sem sombra de dúvida, uma ação do inimigo sobre a sua vida.
O sentimento de culpa produz intensa tristeza. Se não cuidarmos adequadamente deste sentimento, corremos o risco de vê-lo se transformar em patologias, doenças físicas, mas originadas das emoções doentias. A questão é, como agir diante do sentimento de culpa?
Deus não espera de nós perfeição. No Salmo 103.14 lemos: “Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.” Portanto, pare de se auto desaprovar; pare de se diminuir exageradamente. Precisamos entender nossas falhas como necessárias também, para nosso próprio crescimento. Em segundo lugar, busque o perdão de Deus, mediante seu arrependimento sincero. Ele está pronto a nos perdoar e dar uma nova chance. O pai do filho pródigo, representa bem quem é Deus e como Ele nos trata quando falhamos (Lucas 15). E por fim, perdoe-se a si mesmo. Se perdoamos a outros, por que não a si mesmo?! Libere o perdão para alguém e também para si mesmo.
Em resumidas linhas, expus acima, como nos relacionar bem consigo mesmo e viver plenamente a vida que Deus nos propõe. Desejo e oro para que todos compreendam o valor de relacionar-se bem consigo mesmo.
Pr. C. C. Januário
2 Comments
I was excited to uncover this great site. I need to to thank you for your time for this particularly wonderful read!! I definitely enjoyed every part of it and I have you book marked to check out new stuff in your web site.
The author presented the information in a clear and concise manner, thumbs up.