“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” V.ra.sbb
Efésios 5: 18
“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.” v.ra.sbb
O povo de Deus está sedento e faminto por alguma coisa. Como tenho ouvido de irmãos que sentem um vazio e, que estão sem motivação alguma. Nossas vidas sofrem repetidas derrotas e, como resultado, em todas as igrejas de todas as regiões, das cidades ao interior, há centenas de cristãos famintos de alguma coisa que não possuem. Não temos alegria, não temos emoção. A vida cristã não tem sido uma aventura gostosa.
Enchei-vos do Espírito, é uma ordem e não uma alternativa. Se não estamos cheios do Espírito é porque estamos cheios de outra coisa que nos deixa vazios. Não há alegria nem emoção a menos que estejamos cheios do Espírito.
“Veio a mim a palavra do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssemos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi? SENHOR DEUS, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Então, ele me disse: Profetizei ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e diz-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatros ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entro neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. Então, me disse: Filho do homem, este ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e perece a nossa esperança; estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza e diz-lhes: Assim diz o SNEHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.” v.ra.sbb
Este é o retrato da maioria dos crentes. Os ossos estão nos seus devidos lugares, a organização está funcionando, mas não está lubrificada. O mecanismo funciona precariamente. Temos nossos presidentes, nossas comissões, e tudo o que tecnicamente necessitamos, mas há tão pouco espírito entre nós. E isso tem trazido dificuldades para realizarmos a obra de Deus. Todos os nervos, músculos, vasos sangüíneos, olhos, mãos, pés, ouvidos, nariz, cabelos estão nos seus lugares, mas não há fôlego. É a figura de milhares de vidas que estão dentro de nossas igrejas. Temos tudo. Grandes templos, os organismos, menos a plenitude do Espírito.
Gostaria que os irmãos pudessem entrar na sala em que estava reunida a igreja de Cristo, logo após sua subida aos céus. Estavam com medo, a possibilidade de serem presos era muito grande, mas estavam orando e, quando ficaram cheios do Espírito Santo o poder tomou conta deles. Saíram da toca e o medo se foi. O mundo conheceu a partir daquele momento um povo decidido a mudar o mundo. Há muita gente escondida dentro de nossas igrejas. Escondem-se atrás de uma revista de EBD, ou até mesmo de pequenos grupos. Escondem-se atrás de um coral, de um púlpito, etc. Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo. ….
A igreja está sem poder. O diabo pinta e borda dita a moda nas igrejas, coloca contendas, desconfianças. Tudo por falta de enchimento do Espírito. Falta unção e é ela que faz a grande diferença.
Estou certo que precisamos de um enchimento e isso com muita urgência. Não necessitamos de métodos, de novas organizações, de movimentos. Já temos muita coisa nova por aí. Em nome de Jesus, podemos estar cheios do Espírito Santo agora mesmo. Não é possível ser um líder eficiente, ensinar, presidir, cantar, reger sem o estar cheio. Não é possível tomar cada dia a sua cruz e seguir a Cristo sem estar cheio do Espírito.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” v.ra.sbb
O Fruto só se produz quando estamos ligados a fonte. Jesus é o Fruto. É só analisar o caráter e atributos de Cristo, identificaremos o Fruto do Espírito.
Você pode tentar ter paz, manter a calma em qualquer circunstância, mas jamais produzirá paz verdadeira sem estar cheio do Espírito Santo. Você pode chorar e rogar para ter gozo em sua vida, pode correr de prazer em prazer, reuniões em reuniões, de movimento a movimento, ir de estratégia a estratégia, ler todos os livros que pense ajudá-lo, mas nunca poderá ter alegria e gozo fora do Espírito do Deus vivo. Pode dizer não vou falar mais dos irmãos, não serei grosseiro com ninguém, vou pesar minhas atitudes. Se não deixar o Espírito agir na sua vida, nada feito. Certamente vai fracassar.
Estamos fazendo esforços para termos poder sobrenatural e isso sem a plenitude do Espírito. Na realidade somos enviados para realizarmos uma obra sobrenatural. Ganhar almas, tirar as pessoas do inferno, só acontece com o poder sobrenatural de Deus.
É possível que esteja dizendo: “Eu quero ficar cheio do Espírito, quero obter vitória, quero produzir o Fruto do Espírito. Não desejo viver uma vida de altos e baixos.” Isto é porque você está vazio de Deus e faminto de alguma coisa que sabe que existe mas, você não tem. Você está faminto de paz, de alegria, de poder e autoridade. Jesus pode dar isso tudo, se você permitir que Ele encha a sua vida completamente. As reuniões de oração que você ia não servem de atrativo mais. O estudo da Bíblia tem sido algo sem motivação. Não existe nada que justifique o nosso desanimo a não ser o esvaziamento do Espírito. O Apóstolo Paulo diz:
Gal. 5: 16
“Andai no espírito e jamais satisfareis os desejos da carne.” V.ra.sbb
Deseja realmente mudar? Há um preço a ser pago, e digo na autoridade da palavra de Deus, que isso é possível para adultos, jovens, adolescente e crianças.
Purificação de Pecados:
Que espécie de pecados devo confessar?
Omissão – Ingratidão a Deus. Ele faz brilhar o sol faz cair a chuva, dá-nos força para o trabalho. Pergunto: Temos agradecido por isso?
Falta de Amor – Você ficaria satisfeito se o seu namorado ou cônjuge desse o mesmo tempo a você que você tem separado para Deus?
Negligência – Deus manda estudarmos sua palavra e realizarmos a sua obra e não temos sido obedientes.
Incredulidade – Todas as vezes que não cremos em Deus é como se estivesse-mos o chamando de mentiroso. Não temos fé e dizemos que Ele não cumpre o que promete.
Paixão pelas almas – Esse é o nosso ponto fraco na questão da abediência.
Pecado de comissão – Inclui o pecado do mundanismo, orgulho, inveja, espírito amargo, rancor, difamação, maledicência, mentira, fraude, hipocrisia, furtar a Deus de seus direitos, mau gênio, malícia. A Bíblia diz: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.” Isaías 1: 16 v.ra.sbb
Mediante a nossa confissão, temos a garantia do perdão oferecido por Deus Leiamos I João 1:9 Ele é fiel e justo para nos perdoar… Sinto-me feliz em poder dizer que Deus perdoa todos os nossos pecados.
O Diabo diz para nós que Ele não nos perdoou, colocando sentimento de culpas confessadas em nós. Não deixe isso acontecer. Rejeite isso. O inimigo tenta conservar vivo nas nossas mentes o nosso pecado.
Entregue todo o comando de sua vida ao Senhor. Aprenda a depender Dele. Quero contar uma estória, de uma moça que necessitava entregar tudo a Deus. Vou chamá-la de Marta. Ela tinha um violino, que usava dando aulas e tocando nos cultos. O seu pastor a chamou e disse que ela precisava entregar aquele instrumento a Deus. Marta ficou muito triste, porque entendia que usando em todos cultos a Deus em sua igreja, o instrumento estava dedicado a Deus. Foi para casa com aquilo no coração e de certa forma triste com o seu pastor. Lutando com Deus, entendeu que deveria dar o instrumento ao Senhor. Orou ao Senhor colocando o violino sobre a cama e, imediatamente sentiu Deus falando com ela: Marta! Use o meu violino sempre que você precisar.
Não podemos deixar que nossos bens, famílias ou qualquer outra coisa se levantem como barreira entre nós e Deus. Ele não vai nos tomar nossas famílias.
O dinheiro, ou qualquer outra coisa pode nos impedir de estarmos cheios do Espírito Santo.
Como foi que o irmão recebeu a salvação? Você recebeu porque chorou bastante, impressionando Deus com suas lágrima? Não. Foi pela fé e, pela fé é que o irmão vai estar cheio do Espírito. Não há esforço algum para receber a salvação, mas há pessoas que querem conquistá-la com seus próprios méritos. Há muitos crentes que agem assim com o enchimentos do Espírito. Querem receber no cansaço.
Se estou cheio, serei ousado. Ninguém me detém. Podem me chamar de maluco, fanático, isso não me afeta e nem me entristece.
Se estou cheio do Espírito, produzo o Fruto do Espírito.
Você não pode ter alegria sem paz, paz sem temperança, temperança sem mansidão e isso tudo está interligado na vida de quem está cheio do Espírito Santo.
Se você está cheio, Cristo tem o primeiro lugar em sua vida.
Alguém pode trabalhar para Deus e não estar cheio. Você pode ter o dom de presidir, de curar, de profecia, de língua estranha, de pregar e assim mesmo não estar cheio do Espírito Santo bufalo mecanico. Temos um exemplo claro que confirma o fato de que um envolvimento apenas com as coisas de Deus não significa que estamos envolvidos com Ele: A igreja de Corinto como afirma o apostolo Paulo em sua primeira carta, foi abençoada com todos os dons, I Cor. 1: 4-7, mas logo, na mesma epístola no capitulo 5 versos 1-6.
I Cor. 1: 4-8
“Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus; porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento; assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até ao fim , para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo.” v.ra.sbb
I Cor. 5:-1-6
“Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver que se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio que tamanho ultraje praticou? Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para destruição da carne a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor.” v.ra.sbb
Estando cheio, fique atento porque você pode ficar vazio novamente
Pr. Geremias Bento
Diretor do Seminário Teológico Batista do Nordeste