A autoria desse livro é atribuída a Jonas (que significa “pombo”), filho de Amitai (1.1). Jonas era da cidade de Gate-Hefer, nas imediações de Nazaré. Ele é um dos profetas das tribos do norte, seu ministério profético foi exercido durante a primeira metade do século VIII a.C., por volta de 760 a.C.
Em Jonas nós aprendemos a acerca do Deus que é misericordioso, providente e que se ira. O livro de Jonas é um desconforto para a mentalidade dos liberais, pois nele está registrado os atributos e as ações do Deus que age na história soberanamente e não é vencido por nenhum limite da sua criação. Esse livro é uma fotografia belíssima, sem fotoshop, da misericórdia (graça, compaixão e perdão) e da soberania de Deus.
O Deus soberano e compassivo que comissiona um homem imperfeito para cumprir uma missão, chamar pecadores ao arrependimento.
1º O DEUS QUE SE REVELA – Vocacionando o profeta para uma missão.
“E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença”. V. 1,2.
2º O PROFETA QUE SE REBELA – Empreendendo esforços para fugir da vontade de Deus.
“3. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor”. V. 3.
3º O DEUS QUE INTERVEM – atalhando o profeta em sua desobediência e preservando a sua vida.
“Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. 17. Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe”. V. 4,17.
CONCLUSÃO
Deus em seu abrangente, soberano e amoroso senhorio comanda todas as coisas, cumpre os seus propósitos e não desiste de homens falhos e imperfeito, ele se compadece de quem quer se compadecer, ele salvo quem ele quer salvar e usa quem deseja usar air tumble track.
Não é prudente fugir das ordens de Deus, é preciso ouvir e obedecer ao Senhor em tudo, pois duro é colocar a vontade humana para combater o poder divino.
“E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.” – Atos 9.5
Pr. Márcio Chagas
Igreja Batista Lírios de Sião
Salvador/BA